domingo, 3 de abril de 2011

light ou diet?




Regra geral, os produtos light e diet são menos densos do ponto de vista energético do que a sua versão original. Ainda assim, devemos ter em atenção que nem sempre o seu valor calórico é muito reduzido!

  • A designação de "light" (leve) significa que o alimento tem uma redução de pelo menos 30% no teor de um dos nutrientes calóricos. Assim, é possível que alguns produtos como as natas e o leite condensado entre muitos outros, tenham menos calorias que o produto original, mantendo igualmente um elevado valor calórico. E isto pode ser grave na medida em muitas pessoas tendem a abusar destes alimentos por pensarem que não favorecem o ganho de peso!

  • O termo diet pode apenas ser utilizado quando existir a supressão de um ou mais nutrientes relativamente ao alimento original. Deve no entanto ter-se em atenção, que um produto diet poderá, por exemplo, ser isento de gordura, mas ter mais açúcar (e por isso um índice glicémico mais elevado) que o alimento original.
O ideal, é mesmo analisar o rótulo alimentar, comparar as diferenças, verificar as vantagens e adquiri-los se realmente os desejamos consumir.
Os alimentos Zero, nada mais são do que alimentos Diet. Usam esta denominação para facilitar a compreensão dos consumidores, já que logo após o nome Zero vem o ingrediente que foi retirado: "Zero Açúcar", "Zero Gordura", "Zero Calorias". Costumo consumir cm regularidade coca cola zero, na dieta Lev é um dos refrigerantes permitidos, visto ter 0 calorias 0 hidratos de carbono, mas o sabor é totalmente igual ao da cola original :-)

Densidade Energética - Como devo consumir?

  • muito baixa: quando os alimentos fornecem menos de 0,6 caloria por grama. Nessa lista estão a maioria das frutas e dos vegetais, leite desnatado e sopas de legumes (não vale sopa feita com batata). Podemos comer à vontade.

  • baixa: alimentos que têm entre 0,6 e 1,5 caloria por grama. Fazem parte desse grupo os grãos cozidos, leguminosas (feijões, ervilha, grão-de-bico, soja e lentilha), peixe sem gordura (atum conservado em água), peito de peru ou frangot, arroz integral, iogurte 0% gordura, queijo cottage light, batata cozida com casca e combinações como cereais matinais integrais sem açúcar com leite desnatado. Podemos consumir porções relativamente grandes.

  • média: itens que contêm entre 1,5 e 4 calorias por grama. Inclui ovo cozido, pão integral light, presunto magro, carne magra , mussarela light, molho de salada com pouca gordura, damasco seco, geleia de fruta sem açúcar e sobremesa à base de fruta. Consumir com moderação.

  • alta: são aqueles que oferecem entre 4 e 9 calorias por grama - a mais alta densidade energética que um alimento pode oferecer. Esse grupo inclui biscoitos tipo cracker, batata frita, amendoim, bombom, nozes, manteiga, bacon, óleo e comidas gordurosas em geral. Consumir o mínimo possível.

2 comentários:

  1. Olá.. Obrigada por ter posto no meu blog a tua opinião do artigo da Happy.. :)

    Quanto ao teu post, por vezes vamos comer muito coisas light ou diet a pensar que elas não engordam, e isso acaba por fazer mal à nossa dieta!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Tanta coisa que eu não sabia! Por xs pensamos que estamos a fazer o melhor possível e afinal não é assim tão bom :x
    Beijinho

    ResponderEliminar