quinta-feira, 5 de maio de 2011

ERROS Alimentares para quem pratica exercicio fisico

Na ansiedade de conquistar a boa forma muitas vezes priorizamos a actividade física e deixamos a alimentação para segundo plano. No entanto, a nutrição desempenha um papel fundamental.

  • Treinar em jejum
O jejum deixa o corpo em estado económico. Com isto,  numa hora de corrida  vais gastar menos energia do que gastarias se tivesse bem alimentada. Há quem pense que pode sair a beneficiar se permanecer em jejum pois o corpo irá utilizar mais os depositos de gordura como energia. Se o treino for aeróbico, a gordura contribuirá mais como combustível,mas também as proteínas do músculo vao ser  degradadas para fornecer energia. Se o treino for de musculação, a ausência de carboidratos implicará não só a perda de músculo, como a utilização das proteínas, como também na continuidade do exercício.


  • Fazer dieta com restrição de Hidratos de Carbono
Alguns HC certamente não precisam ser incluídos, como farináceos acrescidos de açúcar ou gordura (biscoitos, bolos, pães brancos, massas, tortas), pois acrescentam muitas calorias vazias e pouco valor nutritivo. Além disso, provocam aumento rápido da insulina, favorecendo o acúmulo de gordura corporal. No entanto, carboidratos saudáveis, como pão integral light, massas integrais, ervilha, lentilha, feijão, arroz integral, milho, aveia, cereal em flocos sem açúcar, torradas integrais, são fundamentais para melhorar o desempenho desportivo como também para garantir uma queima adequada de gorduras.

  • Consumir suplementos de forma aleatória
Os suplementos dietéticos podem complementar a dieta, ao fornecer mais calorias, ou proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, o excesso e o uso indiscriminado de suplementos pode prejudicar a saúde. Tanto suplementos protéicos, repositores hidro-eletrolíticos, quanto vitaminas e minerais necessitam de orientação nutricional para compor uma dieta equilibrada .Erro 4: Não hidratar o suficienteA perda de 2 a 3% do seu peso corporal pelo suor já pode prejudicar o desempenho desportivo. Seja por falta de hábito ou de atenção, o consumo de líquidos tem sido menor que o desejável para manutenção perfeita do balanço hidro-eletrolítico do corpo, prevenção de câimbras, etc.

  • Consumir alimentos mais calóricos com a desculpa “Já que treinei eu mereço”
 O consumo de alimentos ricos em açúcar, como chocolates, são muitas vezes recompensa por horas de treino. Não cries desculpas desnecessárias, não incluas doces todas as vezes que treinares. Deixa as sobremesas para aproveitar naquele dia especial. O mesmo vale para salgados ditos como assados, e muitas vezes riquíssimos em gordura, como quiches e pães recheados. Prefere pão integral light com frios de baixo teor de gordura, iogurtes light e/ou frutas.

  • Tentar fazer dieta o dia todo, e não resistir à refeição noturna
Certamente um dia inteiro de fome acabará por água a baixo quando tiver distante da rotina diária, em casa, diante de uma comida caseira ou, na rua com os amigos. Portanto, a melhor forma de afastar esse apetite noturno é consumir um bom pequeno almoço de manhã e almoço, e inserir lanches intermediários, um de manhã, mais um ou dois à tarde. Substituir os  salgadinhos, bolachas da despensa por frutas secas, torradas integrais, queijos light, chás e sumos sem açúcar.


Dia de Consulta

Pois é hoje foi dia de consulta... o meu peso estabilizou enao qur baixar dos 53kg, hoje tinha 53,5kg na balança da médica!! Também tinha feito noite, foi como se me estivesse a pesar no fim de um dia de trabalho, normalmente costumo ir a consulta em jejum e logo de manhã! Sei que nao me portei perfeitamente bem, comi bolo de chocolate dos anos do meu irmao, isso foi o suficiente para dar cabo da pesagem!
Resumindo pedi p me passar p fase de manutençao mas ela nao aconselhou, disse que ficava ao meu critério mas aconselhou a fazer mais 15 dias de dieta nesta fase3 p ver se consigo acelerar isto e perder uns 2Kg que faltam... até lá estou motivada!!! Vou fazer menus certinhos, comprei aveia para ir variando nos pequenos almoços, compre barras de proteins p comer após os treinos no gym e parei com os suple,entos todos da Lev, vou so tomar o ARL ( anti retençao de liquidos) que ponho na agua e o CLA ( esse ja tomava antes da Lev e vou coninuar a tomar sempre),
Agora perguntam se eu estou contente?
Nao ... queria ja estar despachada disto tudo!! e estabilizar o meu peso nos 51kg mas prece que ele quer estabilizar é nos 53 - 54kg :-(

Ementa de hoje:
P.A- 1 pão com queijo magro
Gym ( 550 cal)
Almoço- Pato assado + alface
Lanche- batido de morango com agua
correr 1.30 min
Jantar- Sopa s/ batata + batido de proteina
Ceia -chá

Faço o turno da noite hj, entretanto fiz noite e com consulta e ginasio ainda nem fui a cama, vou tentar dormis uma pequena sesta p aguentar mais uma noite de trabalho logo!